100%

PEC que permite repasse direto de emendas ao Orçamento a Municípios retorna ao Plenário

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou emendas de Plenário à proposta de emenda constitucional (PEC 61/2015) que possibilita repasses diretos de recursos de emendas parlamentares individuais ao Orçamento da União em favor de Estados, Distrito Federal e Municípios. A relatora, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), aproveitou parcialmente três emendas das quatro sugeridas, consolidando-as na subemenda que apresentou. A PEC retorna ao Plenário, onde será analisada agora em segundo turno.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é favorável à proposta, uma vez que ela possibilita o aporte direto dos recursos aos Municípios por meio do fundo. A entidade aponta que, uma vez que a receita do FPM está sujeita à elevada volatilidade decorrente da natureza dos impostos a ele vinculados, a aprovação da medida é de fundamental importância à saúde financeira do Ente municipal.

A PEC 61/2015, da senadora Glesi Hoffmann (PT-PR), havia sido aprovada na CCJ em agosto de 2015, com base em relatório elaborado também por Marta Suplicy. O texto passou a tramitar em Plenário, para discussão e votação em dois turnos. A PEC voltou este ano à comissão para análise das quatro emendas de Plenário.

O que estabelece
Embora tenham sido aproveitados conteúdos de três emendas, formalmente o voto da relatora foi pela aprovação da que foi apresentada por Romero Jucá (PMDB-RR), que regula mais detalhadamente a matéria. Uma das mudanças permite a transferência direta dos recursos ao respectivo Ente federado indicado em cada emenda parlamentar. Originalmente, o repasse se dirigia ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) e ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Ainda com base na emenda de Jucá, Marta prevê na subemenda a dispensa de celebração de convênio ou instrumento similar como condição para os repasses. Ao mesmo tempo, submete os repasses diretos a regras de execução orçamentária que já são válidas para as demais emendas individuais. Por exemplo, elas devem ser aprovadas no limite de 1,2% da receita corrente líquida prevista no projeto orçamentário apresentado pelo governo, e metade desse percentual será destinado a ações e serviços públicos de saúde.

Outra sugestão acolhida pela relatora vincula o uso das verbas ao objetivo definido na emenda parlamentar. Ela também adotou regra que visa coibir o uso dos recursos para pagamento de despesas com pessoal ativo e inativo e com pensionistas.

Marta ainda aproveitou sugestão, feita tanto por Jucá quanto pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), para deixar claro que os recursos derivados das emendas individuais somente serão considerados como pertencentes aos Entes beneficiados a partir do repasses efetivo a eles. Ela não incluiu, no entanto, a proposta dos dois senadores para que a fiscalização da aplicação dos recursos seja feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Na subemenda, Marta estabeleceu que a fiscalização da prestação de contas deve ser feita pelos tribunais de contas municipais e estaduais. Segundo ela, a partir do momento em que os valores passam a ser considerados recursos do próprio Estado ou Município, fica afastada a competência do TCU, passando a valer a jurisdição dos órgãos de controle dos Estados e Municípios.

A senadora incluiu ainda regra segundo a qual os recursos transferidos via emendas parlamentares, para Estados e Distrito federal, não entram na base de cálculo da receita desses Entes. Assim, não serão partilhados com os Municípios.

Agência CNM com informações da Agência Senado


Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios

Notícias

Eleita nova Mesa Diretora para o biênio 2019/2020
Eleita nova Mesa Diretora para o biênio 2019/2020

Na última sessão ordinária do ano, realizada no dia 10 de dezembro, os Vereadores de Jacinto Machado, com base no disposto no art. 30, § 5º, da Lei Orgânica Municipal, que determina que a eleição dos cargos da Mesa Diretora para o segundo biênio far-se-á sempre na última sessão ordinária do segundo ano do mandato

Presidente da Câmara faz devolução de duodécimo para pavimentação de rua no Centro
Presidente da Câmara faz devolução de duodécimo para pavimentação de rua no Centro

Com a conclusão das obras de pavimentação na Rua Dona Helena Cechinel, localizada próximo ao Sicoob Credija, o presidente da Câmara,Vereador Valdir Trombim (Popô) e o prefeito João Batista Mezzari (Gaiola) vistoriaram nesta quarta-feira, 5/9, os serviços de pavimentação com lajotas e drenagem desta rua no trecho entre as Avenidas Egidio Tomasi e Afonso Possamai Della.
A adoção de medidas austeras no controle de gastos que o Vereador Valdir Trombim (DEM), mais conhecido por Popô, colocou em pratica em janeiro de 2017 quando assumiu a presidência da Câmara, que sempre contou com apoio dos Vereadores e servidores, foi o que proporcionou a devolução antecipada, pela segunda vez neste ano, das economias apuradas até o mês de agosto, sendo devolvidos R$ 112.500,00.

Presidente faz entrega de retroescavadeira adquirida com sobras do duodécimo da Câmara de Vereadores
Presidente faz entrega de retroescavadeira adquirida com sobras do duodécimo da Câmara de Vereadores

O Vereador Valdir Trombim (DEM), ao assumir a presidência implementou varias medidas no âmbito administrativo, entre elas adoção do controle de gastos, na qual foram adotadas diversas medidas desde o inicio do mandato como redução dos gastos com diárias, publicidade institucional, cargos em comissão e a terceirização de serviços. Essas medidas sempre tiveram apoio dos Vereadores e servidores da Casa Legislativa, o que já proporcionou a devolução antecipada das economias, em duas oportunidades, neste um ano e meio de mandato.

Comunicado
Comunicado

Nesta segunda-feira, 30 de abril, será ponto facultativo na Câmara de Vereadores de Jacinto Machado, por tanto não haverá ''sessão ordinária''.

Decreto Legislativo nº 1/2018

PEC que permite repasse direto de emendas ao Orçamento a Municípios retorna ao Plenário
PEC que permite repasse direto de emendas ao Orçamento a Municípios retorna ao Plenário

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou emendas de Plenário à proposta de emenda constitucional (PEC 61/2015) que possibilita repasses diretos de recursos de emendas parlamentares individuais ao Orçamento da União em favor de Estados, Distrito Federal e Municípios. A relatora, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), aproveitou parcialmente três emendas das quatro sugeridas, consolidando-as na subemenda que apresentou. A PEC retorna ao Plenário, onde será analisada...

Câmara analisa nesta semana PEC que cria distritão e financiamento público
Câmara analisa nesta semana PEC que cria distritão e financiamento público

O plenário da Câmara dos Deputados deverá analisar nesta terça-feira, 22 de agosto, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03, que trata da reforma política e prevê um novo sistema para eleição de vereadores, deputados e senadores, o chamado \"distritão\", e também a criação de um fundo com dinheiro público para financiar campanhas eleitorais. Pelo sistema \"distritão\", serão eleitos os vereadores e deputados (estaduais e federais) mais votados, como ocorre...

Regulamentação de cadastro de Municípios em área de risco é tema de audiência na Câmara
Regulamentação de cadastro de Municípios em área de risco é tema de audiência na Câmara

A adoção de medidas preventivas para diminuir os danos decorrentes de deslizamentos de terras e demais fenômenos naturais irão ser discutidas na Câmara. A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Casa promove nesta quarta-feira, 31 de maio, audiência para analisar a regulamentação e a implantação do cadastro de Municípios com áreas de risco. A medida está prevista na Lei 12.340/10 e determina a formação do cadastro nacional de Municípios com áreas suscetíveis à ocorrência...

Edital de Convocação para Audiência Pública
Edital de Convocação para Audiência Pública

AUDIÊNCIA PUBLICA que tem por finalidade básica assegurar a transparência nas ações governamentais e contribuir para o aprimoramento da participação popular nas decisões políticas no âmbito da administração pública municipal.

Edital de Convocação para Audiência Pública
Edital de Convocação para Audiência Pública

AUDIÊNCIA PÚBLICA em que será discutido o teor do PROJETO DE LEI Nº 12, DE 12 DE AGOSTO DE 2016, que dispõe obre as Diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária do exercício de 2017 do Município de Jacinto Machado e dá outras providências, que tem por finalidade básica assegurar a transparência nas ações governamentais e contribuir para o aprimoramento da participação popular nas decisões políticas no âmbito da administração pública municipal.

Atualização de Notícias
Atualização de Notícias

Atendendo a lei 9.504/97 em seu art. 73 VI b, e a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral, a Câmara de vereadores não irá atualizar as notícias do site durante o período de 90 dias que antecedem as eleições.